Translate

quarta-feira, 25 de março de 2020

Assim como aconteceu em Hong Kong na China, governos recorrem ao trabalho de detentas(os) para a produção de máscaras respiratórias para que a população possa se proteger do Coronavírus.

Esta semana na Penitenciária Maria Julia Maranhão da Paraíba, iniciou a produção de máscaras para o combate do Covid-19. 





Detentas da ala feminina do Sistema Penitenciário Maria Julia Maranhão da Paraíba produzem máscaras de polipropileno, seguindo RDC 356 da Anvisa. Nesse primeiro momento as máscaras serão para uso da Seap.



Quem pode usar as máscaras?

A  orientação da OMS - Organização Mundial de Saúde, é que as pessoas usem máscaras se elas mesmas estiverem doentes, se tiverem sintomas respiratórios. O motivo para isso é que elas evitem a transmissão para outra pessoa, não para evitar que elas mesmas se infectem. 

Segundo o Infectologista Wladimir Queiroz, Infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, máscaras são recomendadas "Só para quem estiver em contato com alguém com qualquer sintoma gripal".

A recomendação para quem usa a máscara é usá-la bem justa ao rosto, sem vãos laterais que permitam a circulação de gotículas que possam ser contaminadas.






Produção segue todo o protocolo de higiene para a
produção das peças.


Recomendações da OMS

- Se está saudável, só deve usar a máscara se estiver cuidando de alguém que tenha suspeita de coronavírus;
-Use a máscara se estiver tossindo ou com nariz escorrendo;
- A máscara só e eficiente se combinada com a frequente higiene das mãos, seja lavando com água e sabão ou utilizando álcool.



Como utilizar as máscaras:

- Antes de colocar a máscara, higienize as mãos com álcool ou agua e sabão;
- cubra a boca e o nariz ao tossir e se certifique que não há buracos entre a máscara e a pele;
- Evite tocar a máscara enquanto estiver utilizando. Caso a toque, higienize as mãos;
- Substitua a máscara sempre que ela estiver úmida;
- nunca a reutilize;
- sempre remova a máscara puxando a parte traseira, nunca toque a parte que fica em contato com a boca e o nariz. Se o fizer, higienize as mãos;
- jogue fora imediatamente em um lixo fechado. Higienize as mãos.


Máscaras prontas para a utilização

Detenta na produção das máscaras






Em São Paulo, o governador do estado, João Doria, afirmou que presos de todo o sistema prisional do estado vão produzir 320 mil novas máscaras de proteção contra o novo coronavirus em fábricas adaptadas a partir desta quarta-feira (25). 

Cerca de 200 presos de várias regiões do estado, de penitenciárias masculinas e femininas, vão confeccionar os materiais descartáveis: "Serão produzidas 26 mil peças por dia, seguindo os critérios sanitários e de confecção para a produção destas máscaras, que terão um custo para o Governo de São Paulo de R$ 0,80 por peça", afirmou Doria. 

As oficinas foram higienizadas e foi criado um protocolo de entrada para garantir a higiene das peças, feitas em TNT duplo. As máscaras serão vendidas a preço de custo.






Fontes:

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/02/27/mascaras-servem-para-protecao-contra-o-novo-coronavirus.ghtml
https://www.instagram.com/p/B-IEVo6nkZq/ -  PortalR7

Nenhum comentário:

Postar um comentário