Translate

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

RJ: Policial penal deve receber adicional noturno, decide TJ-RJ

Devido à lacuna legislativa e à demora do governo estadual em regulamentar o tema, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou o pagamento de adicional noturno, no valor de 20% do salário, a um policial penal.


 Conforme a decisão, o governador Cláudio Castro (PL-RJ) ainda terá 180 dias para regulamentar a remuneração do trabalho noturno para todos os servidores públicos civis no estado.


O caso chegou ao Órgão Especial por meio de mandado de injunção, proposto por um inspetor de segurança penitenciária do Grupamento de Serviço de Segurança Externa de Bangu. O policial penal tem carga horária de 40 horas semanais, e parte do trabalho é feito em horário noturno, especialmente em plantões semanais de 24 horas. Mesmo assim, recebia remuneração noturna igual à diurna.


A desembargadora Maria Helena Pinto Machado, relatora do caso, lembrou que as Constituições federal e estadual garantem a todos os servidores públicos o recebimento de adicional noturno. A falta de regulamentação do governo do estado sobre o tema seria "incontroversa", e até mesmo reconhecida pela corte em 2006.


Assim, "até que a omissão legislativa seja suprida", a magistrada estipulou que deve ser aplicada a regra do artigo 73 da CLT, que prevê um acréscimo de 20% sobre a hora diurna.


O policial penal foi representado pelo escritório Benevides & Monteiro Advogados Associados. Segundo o advogado Ricardo Monteiro, que participou da sessão de julgamento, a decisão é inédita. O Órgão Especial já vinha reconhecendo esse direito a outros servidores públicos estaduais, como policiais civis, mas não havia manifestação específica quanto a funcionários da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).



Fonte: Consultor Jurídico




Policiais Penais do Ceará saem às ruas em protesto contra abusos por parte da Direção do Sistema Prisional do Estado

 O Governador Camilo Santana, não contava com esse revés. O homem que veio para solucionar a sangria desatada e descontrolada do sistema prisional, sangra a própria categoria em nome de resultados. A falta de sensibilidade e limite, no que tange a achar que a categoria de policiais penais com baixo número de ativos, um número alarmante de policiais de licença como jamais visto na história e os últimos fatos de suicídio praticamente coletivo, põe em cheque a ação do senhor Luiz Mauro Albuquerque e toda sua equipe.

Parece haver uma ruptura dos moldes de gestão de pessoa e que segundo relatos de policiais da ativa, quanto mais reclamar, mais ele “acocha” – essa é a política do Mauro – “tirar leite de pedra, disse um dos policiais que não quis se identificar por medo de perseguição.


Segundo o mesmo, basta observar o quantitativo de policiais de licença antes do Mauro chegar e comparar com o momento agora. É alarmante e assustador.

Luiz Mauro Albuquerque é tido como um “papa da intervenção prisional” e ficou conhecido em 2016, quando o sistema prisional estava colapsado. Ele foi secretário no Estado vizinho do RN e lá também, segundo líderes sindicais daquele estado, relata ser uma característica do Mauro por onde passa, gerar um “tsunami” de destruição na vida dos policiais.




Os últimos dia se tornaram insustentáveis trabalhar, segundo policiais da ativa, relatando assédio moral por parte de Diretores, coordenador geral – (um dos responsáveis pela vindo do então secretário para o Ceará)-, e que o próprio secretário dar o aval para tais atos.


Ademais, a dor irreparável pela perda dos colegas que estão, desesperadamente tirando suas próprias vidas para chamar atenção de um assunto seríssimo. Ou seja, além do assédio moral a mordaça de voz e perseguição a quem ousa falar algo.


Abriremos espaço para qualquer dos assessores do Governo apresentar sua versão, visto que a sociedade necessita deste esclarecimento.


E agora?


O fantasma do sistema prisional, o “calcanhar de Aquiles” do Governador passa a inflamar novamente.


Mauro Albuquerque, salvador ou condenador?




Fonte: Jornal Cearense - o jornal do Ceará.

domingo, 14 de novembro de 2021

Criação da Polícia Penal do ES é aprovada em 2º turno na Assembleia

 

Proposta que confere aos agentes penitenciários direitos inerentes à carreira policial recebeu 21 votos

Na sessão ordinária da Assembleia Legislativa, realizada nesta quarta-feira (10), foi aprovada em segundo turno a criação da Polícia Penal no Espírito Santo, por meio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32/2019, de autoria do ex-deputado e atual prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), conferindo aos agentes penitenciários direitos inerentes à carreira policial.

Foram 21 votos favoráveis e uma abstenção, do deputado Rafael Favatto (Patri), que não votou por presidir a sessão. Não compareceram à sessão os deputados Bruno Lamas (PSB), Hudson Leal (Republicanos), Iriny Lopes (PT), Marcelo Santos (Podemos), Marcos Mansur (PSDB), Theodorico Ferraço (DEM) e Vandinho Leite (PSDB).

 


Foi apensada à PEC de Lorenzo Pazolini proposta semelhante da gestão de Renato Casagrande (PSB), encaminhada este ano para a Casa de Leis. O texto votado foi o do executivo, pois, conforme parecer da Comissão de Finanças, estava "mais completo" por incluir o estatuto e a lei orgânica da Polícia Penal como lei complementar de caráter estrutural.

 

A PEC havia sido aprovada em primeiro turno na Assembleia na sessão de três de outubro. O presidente do Sindicato dos Inspetores Penitenciários do Espírito Santo (Sindaspes), Rhuan Fernandes, explica que os próximos passos são a regulamentação e a lei orgânica. Esta última irá detalhar questões como atribuições dos policiais penais e remuneração. "É um momento muito importante, um marco em uma luta que dura mais de 20 anos. Antes éramos uma polícia de fato, agora somos de fato e de direito", diz Rhuan, referindo-se ao fato que os agentes penitenciários já cumpriam funções de policiais penais, mas não eram reconhecidos como tais.

 

O prefeito Lorenzo Pazolini compareceu à sessão e classificou a aprovação da PEC como uma "vitória do parlamento e dos policiais penais" e como uma prova de que "com diálogo é possível uma construção coletiva". "Hoje nasce a Polícia Penal pelo excelente trabalho que vocês [agentes penitenciários] têm desenvolvido. Hoje é o início desse reconhecimento", destaca.

 

Em sua justificativa de voto, o deputado Capitão Assumção (Patriota) salientou que os policiais penais "são grandes vencedores", diante do resultado da sessão desta quarta-feira (10). Alexandre Quintino (PSL) afirmou se tratar de "um dia histórico para a segurança pública e para o sistema penal do Espírito Santo".

 

Danilo Bahiense (sem partido) defendeu o aumento do efetivo, apontando que de cerca de 3,2 mil inspetores penitenciários, uma média de 1,9 mil atuam em Designação Temporária (DTs), e, inclusive, fazem escolta sem armas, o que, defende, representa perigo para o trabalhador, o detento e para a população.

 

O deputado destacou ainda que o Espírito Santo será o 12º estado a contar com a atuação da Polícia Penal, adequando-se ao que estabelece a Emenda Constitucional 104/19. Os demais estados são Santa Catarina, Maranhão, Acre, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Distrito Federal, Tocantins, Rondônia, Rio de Janeiro, Goiás e São Paulo. O deputado Freitas (PSB) afirmou que a aprovação da PEC significa "a emancipação de um setor importante".

A proposta seria votada em primeiro turno na sessão de 27 de outubro. Entretanto, a matéria, que já havia sido aprovada na comissão de Segurança e na de Constituição e Justiça, obteve parecer pelo arquivamento na de Finanças. O argumento para isso foi de que a criação da Polícia Penal é atribuição do executivo. O parecer do relator, Freitas, apontou que a proposta semelhante da gestão de Renato Casagrande deveria ser aprovada e seguir para o plenário.

 

O parecer da comissão foi questionado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos). Ele destacou que ou as duas propostas, por serem matérias correlatas, deveriam tramitar em conjunto, ou, no caso de arquivamento da de Pazolini, a de Casagrande deveria voltar para o início do trâmite, pois ainda não havia passado pelas duas primeiras comissões.

 

Diante disso, foi realizada uma sessão extraordinária da Comissão de Finanças para discutir o tema. No colegiado, por unanimidade, os parlamentares aprovaram o apensamento das propostas, destacando que o texto da de Casagrande traz o estatuto da Polícia Penal, sendo, portanto, "mais completo", cabendo ao plenário, na análise da pauta, fazer opção pelo texto.



Fonte: Século Diário

Por: Elaine Dal Gobbo


sexta-feira, 11 de junho de 2021

Pesquisa sobre a saúde física e psíquica da mulher policial penal brasileira

O Projeto de Acolhimento e Escuta "Estrela Dinha Oliveira", está realizando uma pesquisa que tem como objetivo, traçar os perfis das mulheres Policiais Penais do Brasil, definindo diretrizes para tratamento da saúde física e psíquica das mesmas.

Os dados pessoais e demais informações das participantes estarão sob sigilo. Somente serão analisados pela coordenação do projeto. Necessitamos para tanto que as respostas sejam fidedignas.

É de suma importância estudos como este para obtenção de dados e informações sobre a policial penal, pois sem elas não é possível pensar em políticas públicas. Não deixem de participar!


Para ter acesso ao questionário é só clicar no link abaixo:

 

Questionário - Projeto de Acolhimento e escuta "Estrela Dinha Oliveira" 



segunda-feira, 7 de junho de 2021

DF: policiais penais prendem “terrorista” que cometeu série de roubos

Policiais penais prenderam, na manhã desta segunda-feira (7/6), no Riacho Fundo 2, um homem conhecido como Terrorista. Identificado apenas pelas iniciais G. A. M. D. N, o criminoso aterrorizava os moradores do DF.

O acusado cortou a tornozeleira eletrônica e começou a cometer crimes em série no DF, principalmente em Ceilândia.

Apenas nos últimos dois meses, ele cometeu cinco roubos em paradas de ônibus, além de uma tentativa de homicídio com faca e furtos no interior de veículos. A maior parte das ocorrências foram registradas em Ceilândia.

O indivíduo cortou a tornozeleira eletrônica que usava e começou a cometer crimes em série. O homem tinha dois mandados de prisão.


Fonte: Metrópoles



Resgate de preso durante escolta hospitalar no RS. Policial penal foi morto.

Por volta das 3h15 da madrugada desta segunda-feira (7), dois agentes da Susepe levaram um apenado do presídio do Apanhador para atendimento na UPA Zona Norte, em Caxias do Sul. O indivíduo, identificado como Guilherme Fernando Mendonça Huff, da facção Os Manos, fingiu estar doente para executar um plano de fuga.

Quando os agentes chegaram à UPA Zona Norte acompanhados do apenado, três criminosos chegaram no local em um Passat prata, resgataram o presidiário, mataram um agente da Susepe e deixaram outras três pessoas feridas. O segundo agente da Susepe foi encaminhado para atendimento médico em estado grave, já os dois funcionários da UPA, a responsável pela limpeza e o vigia, foram feridos na perna e no pé, respectivamente.

O agente da Susepe que morreu no local foi identificado como Clóvis Antônio Roman. Ele foi baleado na região da axila e seu corpo foi retirado do local pelo Instituto Geral de Perícias (IGP).

De acordo com o Delegado Vitor Carnauba, titular da Delegacia de Homicídios de Caxias do Sul, a Polícia Civil realiza buscas pelos criminosos. Ainda não foram repassadas mais informações pois a investigação está em andamento.

A UPA Zona Norte permanecerá fechada durante o restante dessa segunda-feira (7), a população que precisar de atendimento médico deve procurar a UPA Central.




Fonte: grupo de PPs do whatsapp



quarta-feira, 21 de abril de 2021

Criação de Comissão Externa para fiscalizar presídios brasileiros é aprovada durante sessão da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados.



Nesta terça-feira (20), a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou a criação de uma Comissão Externa que irá fiscalizar os presídios brasileiros, à pedido do deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos).  

O parlamentar que é presidente da Frente Parlamentar Mista de Desenvolvimento do Sistema Penitenciário e membro da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, requereu a criação de um grupo fiscalizador devido aos problemas que o sistema carcerário vem enfrentando. 

Alberto Neto destacou o exemplo do Pará, onde a alta cúpula do sistema de segurança está sendo investigada por envolvimento em negociações com traficantes membros de facções criminosas que atuam nos presídios do estado. 

Para o parlamentar, a situação é constrangedora para sociedade e precisa ser amplamente discutida. 




"Essa conduta é inadmissível e precisa ser fiscalizada e é nosso trabalho criar mecanismos para fiscalizar o sistema prisional, bem como a atuação dos agentes de segurança em todo país. Precisamos colocar os bandidos e essas facções no seu lugar, que é de detento", disse.

terça-feira, 20 de abril de 2021

Governo do MT diz que jatinho de R$ 8,5 milhões vai transportar presidiários.

 Por: Alexandre Aprá 

Primeiro, Governo havia dito que aeronave serviria Secretarias e o Poder Judiciário, depois foi desmentido.

Gestão de Mauro Mendes não consegue explicar necessidade
de compra de jato de luxo


Quanto mais tenta explicar a compra de um jatinho de luxo por R$ 8,5 milhões, o Governo de Mato Grosso mais se complica.

Depois de afirmar que a aeronave serviria às secretarias e ao Poder Judiciário - e ter sido desmentido pelo Tribunal de Justiça -, o Governo de Mauro Mendes (DEM) resolveu dar outra explicação para a compra.

Ao portal UOL, o Governo afirmou que o jatinho de luxo vai ser usado para transporte presidiários em trânsito.

Tudo para não incomodar os passageiros de vôos comerciais.

"Depois de dois anos de diálogo o recurso foi disponibilizado para que a aeronave seja incorporada à frota do Ciopaer. Ela também irá transportar reeducandos, e quando necessário, lideranças faccionadas para presídios federais. O transporte que antes era feito em aviões comuns, colocava em risco passageiros, em vista da periculosidade dos mesmos" afirmou o secretário de Segurança Pública ao UOL.

Acredita quem quer.


Fonte: https://www.issoenoticia.com.br/noticia/39403/governo-de-mt-diz-que-jatinho-de-r-8-5-milhoes-e-para-transportar-presidiarios

Policiais Penais do Amapá sairão em carreata no dia 23/04 para demonstrar seu repúdio contra a decisão da Vara de Execuções Penais - VEP

O Sindicato dos Policiais Penais do Amapá - SINPP, organizará uma carreata com toda a categoria penitenciária, afim de demonstrar o seu completo REPÚDIO contra a decisão da Vara de Execuções Penais do Amapá - VEP/AP, que se manifestou a favor do retorno das Visitas de Familiares ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá.


A Vara de Execuções Penais do Amapá - VEP/AP não aceitou os argumentos expostos no Mandado de Segurança impetrado pelo Sindicato dos Policiais Penais que abordaram sobre os riscos que, tanto servidores, visitantes e internos estavam expostos com tal decisão. 

Com a revogação da suspensão das visitas de familiares, os Policiais Penais desta Instituição Prisional não terão como assegurar  o respeito as normas de distanciamento social e tão pouco o uso obrigatório das máscaras e álcool em gel dentro dos pavilhões.

Expôs ainda os dados levantados da quantidade de internos e servidores penitenciários contaminados e o grande número de afastamentos do serviço mediante suspeita de infecção.

Mesmo diante de todas essas alegações e o estudos dos dados e planilhas apresentados o pedido de manutenção da suspensão das visitas de familiares foi INDEFERIDO.


Vale ressaltar, que em cada pavilhão se tem em média 100 a 400 internos, dependendo de suas características de regime e periculosidade.


Normalmente, aos finais de semana (sábado e domingo) o IAPEN - AP recebe aproximadamente 800 visitantes por dia.

E o quantitativo de internos em regime restrito de liberdade, atualmente já passa dos 4.000 (quatro mil) custodiados.


O que mais causou revolta na Categoria Penitenciária, é que além de terem o retorno das visitas a Penitenciária, o Ministério Público do Amapá - MPAP não reconhece o Policial Penal integrante das Forças de Segurança Pública que encontram se na linha de frente ao combate da COVID - 19.

A vacinação dos Policiais teve início mas foi suspenso com apenas 42 servidores vacinados de um total de 950 atuando no Sistema Prisional do Amapá.


A carreata ocorrerá dia 23 de Abril (sexta - feira) as 07h30m da manhã.


Estamos Unindo nossas forças e prestando solidariedade a luta de vocês companheiros pela a valorização da nossa vida no ambiente de trabalho.


Fonte: Sindicato dos Policias Penais do Amapá - SINPP


Presidente - PP Mesquita Machado

Vice - Presidente - PP Alexsandro Soares

Diretoria Administrativa.



sábado, 20 de março de 2021

DEPEN - Departamento Penitenciário Nacional realizará no dia 31 de março o 1º Webinário entre Mulheres

O Departamento Penitenciário Nacional realizará o I Webinário - ENTRE MULHERES: DIÁLOGOS SOBRE GÊNERO E SISTEMA PRISIONAL em alusão ao Dia Internacional da Mulher, por meio da Divisão de Atenção às Mulheres e Grupos Específicos. O objetivo é tratar temas voltados para servidoras acerca da custódia de mulheres e do trabalho desenvolvido nos sistemas penitenciários. O evento acontecerá no dia 31 de março de 2021 via Plataforma Teams.

Plataforma Teams

A ação buscará reunir profissionais para discutir sobre as fragilidades das mulheres encarceradas; os limites e potencialidades do trabalho de mulheres, enquanto servidoras do sistema prisional; proporcionar trocas de experiências acerca da temática; e ainda vislumbrar a importância das servidoras no sistema. 

O projeto é destinado às servidoras da execução penal dos estados (policiais penais, equipes técnicas, direção etc.), que trabalham diretamente com o público feminino privado de liberdade, bem como às servidoras do DEPEN que tenham interesse na temática. E também a todas e todos que tenham interesse pelo tema. 


As inscrições são gratuitas. No final do evento será disponibilizado o QR Code para a solicitação do certificado de participação. 

As inscrições se encerram no dia 25 de março. 

Clique aqui para realizar a sua inscrição. 


Fonte:https://www.gov.br/depen/pt-br/assuntos/noticias/i-webinario-entre-mulheres-dialogos-sobre-genero-e-sistema-prisional

domingo, 14 de março de 2021

Policial Penal do Ceará lança livro de ficção baseado em fatos reais sobre o Sistema Prisional Brasileiro

R. W. F. Santos é um policial penal do estado do Ceará. Nascido em Pernambuco, é graduado em Administração, Filósofo em construção e Escritor.

Santos lançou recentemente o livro "Salve Geral", um romance de ficção baseado em fatos reais e que aborda assuntos relacionados ao sistema prisional brasileiro. 

O livro  

Meu livro chegou na sexta-feira após cinco dias úteis do pedido. Logo quando abri o envelope e vi a capa, acendeu a luz de alerta do meu pensamento crítico e imediatamente ponderei: "Mas que capa é essa!? Um desenho de um homem caminhando e saindo da galeria com um saco de dinheiro na mão e com a camisa da Polícia Penal!? É muita afronta a categoria!" 

Porém, novamente meu senso e pensamento crítico entrou em ação em questão de segundos: "Não julgue o livro pela capa, pois o seu conteúdo pode ser surpreendente!" 

Essa frase, para a ocasião, serviu tanto para o sentido literário (denotativo) por realmente se tratar de um livro, mas também no sentido figurado (conotativo), pois algumas vezes, no dia a dia, dadas as circunstâncias dos acontecimentos, julgamos muitas coisas por aquilo que nós estamos vendo de forma superficial. E isso não é o mais correto a se fazer e nem o mais inteligente. (REFLEXÃO)

Mas voltando ao assunto do livro. 

Por volta da meia-noite iniciei a leitura. Quanto mais eu lia, mais a história ficava interessante e envolvente. O livro é muito bem escrito, de fácil leitura e compreensão, principalmente para nós que conhecemos o sistema prisional como ninguém.

No decorrer da leitura, o leitor terá sentimentos como raiva, tristeza, sentimento de injustiça, impotência e desmotivação. Mas em alguns momentos você consegue rir também das situações que saem do controle daqueles que orquestram situações para o mal ou tentam tirar proveito delas no decorrer da história. Sabe aquela frase célebre: "O tiro saiu pela culatra!?"  Pois é exatamente isso! 

Os assuntos abordados, são "pesados": governo, política, abuso de autoridade, perseguições, facção, poder, corrupção, status, assuntos sindicais. 

Não consegui parar de ler. De fato, o livro te prende e faz você repensar o sistema como um todo e de todos os ângulos possíveis. Terminei as 195 páginas por volta das 5h30m da manhã. 

Não vou continuar escrevendo para não correr o risco de dar algum "spoiler".  

Ah! E sobre a capa, não fique chateado ou afrontado. Mas se quiser saber o significado dela, terá que ler o livro. 

RESUMO DA ÓPERA

Gostei demais do livro e recomendo a leitura a todos os policiais penais e para aqueles que também queiram compreender e ter uma visão mais ampla sobre o sistema prisional brasileiro. 

Após a leitura você poderá tirar as suas conclusões e avaliar a sua conduta como profissional policial e também como pessoa. E assim poderá responder para si mesmo: "Estou alimentando mais, meu lobo bom ou meu lobo mal!?" 



OS DOIS LOBOS

Reza a história, que um velho índio Cherokee estava a ensinar o seu neto sobre a vida, e disse-lhe o seguinte:

“Está a acontecer uma luta dentro de mim. É uma luta terrível entre dois lobos. Um lobo é mau. Ele é a raiva, a inveja, o arrependimento, a arrogância, o ressentimento, a inferioridade, a superioridade e o ego. O outro lobo é bom. Ele é a alegria, a paz, o amor, a esperança, a serenidade, a humildade, a gentileza, a benevolência, a empatia, a generosidade, a verdade, a compaixão e a fé.”

O neto ficou a pensar no que o avô disse por uns instantes e depois perguntou: “E qual dos lobos é que vence?”

E o avô respondeu: “Aquele que alimentares mais.”

Crédito de imagem – www.contarhistorias.com.br 


Para adquirir o livro entre em contato com o PP Santos pelo telefone (85) 99808-1669 (whatsapp)

Valor do Livro: R$ 29,90

Frete: R$ 7,95

 (para qualquer lugar do Brasil)





terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Diretor de Unidade Prisional será escolhido por Meritocracia em MG. Currículos deverão ser encaminhados até às 17h do dia 28/01

A Diretoria Regional da 18ª Região Integrada de Segurança Pública - SEJUSP estará recebendo currículos para Vaga de Diretor Geral do Presídio de Guaranésia I.

Requisitos para investimento do cargo 

- Não estar em estágio probatório

- Ser Policial Penal de carreira; 

- Não ter respondido ou estar respondendo PAD, na corregedoria; 

- Ter concluído graduação superior elencados na LEP: "ser formado em Direito, psicologia, ciências sociais, pedagogia ou serviços sociais". 

Os currículos deverão ser encaminhados até às 17h do dia 28/01/2021


SOBRE A MERITOCRACIA

A meritocracia é um tipo de gestão que busca promover e premiar funcionários que apresentam os melhores índices de desempenho. Ou seja, se trata de um sistema que almeja valorizar os melhores talentos e permitir que os colaboradores cresçam dentro da organização.

Além de ser um instrumento importante que ajuda a aumentar a produtividade e impulsiona as pessoas a darem o seu melhor pela organização. É uma forma de reconhecimento do trabalho do funcionário, no caso, o policial penal que veste a camisa e merece ser promovido pelo seu desempenho e dedicação pelo seu trabalho. 

Parabéns ao estado de Minas Gerais por esse feito. Que este ato seja exemplo para outras regionais, coordenadorias e estados do nosso país. 


segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Policial Penal do RN foi baleado ao reagir a um assalto em Fortaleza no Ceará

Um policial penal do Rio Grande do Norte foi baleado nesta segunda-feira, 25, no Centro de Fortaleza ao reagir a um assalto. No momento, o agente se encontra estável, recebendo escolta hospitalar da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do Ceará, além de assistência médica.

A SAP não detalhou quantos tiros o homem recebeu. Em nota, o órgão confirmou que o assaltante foi baleado durante a reação do policial, mas também não informou se o criminoso foi socorrido ou acabou morto. "No uso de sua função de proteger a sociedade, o agente evitou o crime, baleou o assaltante e ficou ferido", disse a secretaria.

A identidade do policial não foi revelada. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) orientou a buscar a SAP e não deu mais informações sobre a ocorrência.

Policial Penal do RN na maca e ao centro o Secretario Mauro Albuquerque
do Ceará auxiliando e prestando apoio ao irmão de farda  (foto: grupo de whatsapp)


Confira a nota da SAP na íntegra:

A Secretaria da Administração Penitenciária informa que na manhã desta segunda-feira (25), um policial penal dos quadros do Estado do Rio Grande do Norte reagiu a um assalto no centro da cidade de Fortaleza. 

No uso de sua função de proteger a sociedade, o agente evitou o crime, baleou o assaltante e ficou ferido. Por fim, a Secretaria comunica que, neste momento, o policial está estável e recebe toda a assistência e escolta hospitalar da SAP/Ceará, além da atenção dos profissionais de saúde envolvidos.

 

Fonte: O Povo

Ministro da Justiça, André Mendonça, nega prorrogação da FTIP em Roraima.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, negou a prorrogação da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) em Roraima. O prazo para a permanência dos agentes no estado terminou no dia 22 de janeiro.

A reportagem entrou em contato com o Governo do Estado e de acordo com nota enviada pela Secretaria Estadual de Comunicação, foi negado em um primeiro momento, mas o Governo conseguiu a reconsideração do Ministério da Defesa e deve sair a portaria sobre a manutenção da FTIP em Roraima nos próximos dias.

A Força Tarefa atua no estado desde novembro de 2018, após o sistema prisional passar por uma severa crise.

  

(Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A Força Tarefa atua no estado desde novembro de 2018, após o sistema prisional passar por uma severa crise.

 

Fonte: Folha BV




Policiais Penais do Ceará não recebem uniforme a 2 anos e 6 meses.

Policiais Penais do estado do Ceará estão sem receber uniformes a mais de dois anos. 

Imagens mostram o estado de coturnos de alguns Policiais.



Em vídeo, o secretário da pasta Mauro Albuquerque explica que a Secretaria já está providenciando o fardamento, estão comprando os tecidos e também estão na fase de escolha das botinas. 

Veja o vídeo abaixo: 



sábado, 23 de janeiro de 2021

Cooperativa Habitacional dos Servidores Prisionais do Estado de São Paulo - CHSP

 


Policial Penal de São Paulo, Piva, apresenta uma proposta para um quesito muito importante para todos nós do sistema prisional paulista, a questão habitacional. 


Proposta visa fornecer aos colegas Policiais Penais e a todos que trabalham no sistema prisional (oficiais administrativos, psicólogos, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem e outros funcionários da chamada “área meio") uma oportunidade para adquirir ou investir em moradia com o mínimo de juros possível.
.
Assista ao vídeo e se você quiser saber mais detalhes, entre em contato pelo e-mail: 

associadoschsp@gmail.com

 

.