Translate

sábado, 20 de março de 2021

DEPEN - Departamento Penitenciário Nacional realizará no dia 31 de março o 1º Webinário entre Mulheres

O Departamento Penitenciário Nacional realizará o I Webinário - ENTRE MULHERES: DIÁLOGOS SOBRE GÊNERO E SISTEMA PRISIONAL em alusão ao Dia Internacional da Mulher, por meio da Divisão de Atenção às Mulheres e Grupos Específicos. O objetivo é tratar temas voltados para servidoras acerca da custódia de mulheres e do trabalho desenvolvido nos sistemas penitenciários. O evento acontecerá no dia 31 de março de 2021 via Plataforma Teams.

Plataforma Teams

A ação buscará reunir profissionais para discutir sobre as fragilidades das mulheres encarceradas; os limites e potencialidades do trabalho de mulheres, enquanto servidoras do sistema prisional; proporcionar trocas de experiências acerca da temática; e ainda vislumbrar a importância das servidoras no sistema. 

O projeto é destinado às servidoras da execução penal dos estados (policiais penais, equipes técnicas, direção etc.), que trabalham diretamente com o público feminino privado de liberdade, bem como às servidoras do DEPEN que tenham interesse na temática. E também a todas e todos que tenham interesse pelo tema. 


As inscrições são gratuitas. No final do evento será disponibilizado o QR Code para a solicitação do certificado de participação. 

As inscrições se encerram no dia 25 de março. 

Clique aqui para realizar a sua inscrição. 


Fonte:https://www.gov.br/depen/pt-br/assuntos/noticias/i-webinario-entre-mulheres-dialogos-sobre-genero-e-sistema-prisional

domingo, 14 de março de 2021

Policial Penal do Ceará lança livro de ficção baseado em fatos reais sobre o Sistema Prisional Brasileiro

R. W. F. Santos é um policial penal do estado do Ceará. Nascido em Pernambuco, é graduado em Administração, Filósofo em construção e Escritor.

Santos lançou recentemente o livro "Salve Geral", um romance de ficção baseado em fatos reais e que aborda assuntos relacionados ao sistema prisional brasileiro. 

O livro  

Meu livro chegou na sexta-feira após cinco dias úteis do pedido. Logo quando abri o envelope e vi a capa, acendeu a luz de alerta do meu pensamento crítico e imediatamente ponderei: "Mas que capa é essa!? Um desenho de um homem caminhando e saindo da galeria com um saco de dinheiro na mão e com a camisa da Polícia Penal!? É muita afronta a categoria!" 

Porém, novamente meu senso e pensamento crítico entrou em ação em questão de segundos: "Não julgue o livro pela capa, pois o seu conteúdo pode ser surpreendente!" 

Essa frase, para a ocasião, serviu tanto para o sentido literário (denotativo) por realmente se tratar de um livro, mas também no sentido figurado (conotativo), pois algumas vezes, no dia a dia, dadas as circunstâncias dos acontecimentos, julgamos muitas coisas por aquilo que nós estamos vendo de forma superficial. E isso não é o mais correto a se fazer e nem o mais inteligente. (REFLEXÃO)

Mas voltando ao assunto do livro. 

Por volta da meia-noite iniciei a leitura. Quanto mais eu lia, mais a história ficava interessante e envolvente. O livro é muito bem escrito, de fácil leitura e compreensão, principalmente para nós que conhecemos o sistema prisional como ninguém.

No decorrer da leitura, o leitor terá sentimentos como raiva, tristeza, sentimento de injustiça, impotência e desmotivação. Mas em alguns momentos você consegue rir também das situações que saem do controle daqueles que orquestram situações para o mal ou tentam tirar proveito delas no decorrer da história. Sabe aquela frase célebre: "O tiro saiu pela culatra!?"  Pois é exatamente isso! 

Os assuntos abordados, são "pesados": governo, política, abuso de autoridade, perseguições, facção, poder, corrupção, status, assuntos sindicais. 

Não consegui parar de ler. De fato, o livro te prende e faz você repensar o sistema como um todo e de todos os ângulos possíveis. Terminei as 195 páginas por volta das 5h30m da manhã. 

Não vou continuar escrevendo para não correr o risco de dar algum "spoiler".  

Ah! E sobre a capa, não fique chateado ou afrontado. Mas se quiser saber o significado dela, terá que ler o livro. 

RESUMO DA ÓPERA

Gostei demais do livro e recomendo a leitura a todos os policiais penais e para aqueles que também queiram compreender e ter uma visão mais ampla sobre o sistema prisional brasileiro. 

Após a leitura você poderá tirar as suas conclusões e avaliar a sua conduta como profissional policial e também como pessoa. E assim poderá responder para si mesmo: "Estou alimentando mais, meu lobo bom ou meu lobo mal!?" 



OS DOIS LOBOS

Reza a história, que um velho índio Cherokee estava a ensinar o seu neto sobre a vida, e disse-lhe o seguinte:

“Está a acontecer uma luta dentro de mim. É uma luta terrível entre dois lobos. Um lobo é mau. Ele é a raiva, a inveja, o arrependimento, a arrogância, o ressentimento, a inferioridade, a superioridade e o ego. O outro lobo é bom. Ele é a alegria, a paz, o amor, a esperança, a serenidade, a humildade, a gentileza, a benevolência, a empatia, a generosidade, a verdade, a compaixão e a fé.”

O neto ficou a pensar no que o avô disse por uns instantes e depois perguntou: “E qual dos lobos é que vence?”

E o avô respondeu: “Aquele que alimentares mais.”

Crédito de imagem – www.contarhistorias.com.br 


Para adquirir o livro entre em contato com o PP Santos pelo telefone (85) 99808-1669 (whatsapp)

Valor do Livro: R$ 29,90

Frete: R$ 7,95

 (para qualquer lugar do Brasil)