Translate

quinta-feira, 20 de junho de 2019

A Importância do AGENTE PENITENCIÁRIO e sua dura realidade: UM HERÓI ANÔNIMO E POUCO VALORIZADO!

Dráuzio Varela fala sobre a importância da atividade do agente Penitenciário.
“O carcereiro (se referindo ao AGENTE PENITENCIÁRIO) é um personagem muito pouco representado nas histórias de cadeia. Falam dos prisioneiros, mas não dos homens que tomam conta dos presos. E o livro “Carcereiros” conta a história de quem são essas pessoas. De onde elas vêm? Como elas trabalham? Quais os erros, os acertos, defeitos e qualidades.

Quando você fala em carcereiros as pessoas se arrepiam. É quase como se fossem bandidos. E na verdade são homens que prestam um serviço muito importante para a sociedade. Lógico que há desmandos há problemas, há exageros, há desonestidade. No passado, tortura e violência contra presos, que é o lado ruim. Mas tem o outro lado, que são essas pessoas que a sociedade põe lá, entopem a cadeia de preso, superlota todas as cadeias e diz: 'olha, se virem. Deem um jeito de manter esses presos quietos aí e que ninguém fuja, e que ninguém cause problemas'. 

"A própria sociedade cria essa estrutura quase que medieval de prisão, e joga lá dentro umas pessoas mal pagas para tentar impedir que o caldeirão vá para o espaço”.

(Dráuzio Varella)


Entrevista com Dráuzio Varela - "Os Agentes Penitenciários, são verdadeiros heróis".

Os agentes penitenciários, convenceram 1500 homens a ficarem trancados em suas celas e assim evitaram o pior.

"Você tem que dialogar, gritar naquela confusão e conseguir trancar esses homens, e todas as vezes que a polícia militar tentou passar pra lá eles deixaram um de plantão no portão e eles diziam: Não! Aqui não! Tá tudo tranquilo, vão entrar pra quê?! O problema é ai no 9 (referindo-se ao Pavilhão) aqui não aconteceu nada. ACHO QUE ESSES HOMENS DEVERIAM TER UMA ESTÁTUA EM PRAÇA PÚBLICA E NÃO ESSA FAMA QUE ELES TEM DE LADRÕES E BANDIDOS, QUASE IGUAL AOS CRIMINOSOS, ACHO QUE TEM UM OUTRO LADO NESSA PROFISSÃO DE ALTÍSSIMA DIGNIDADE MESMO E QUE NUNCA É REVELADA.

Essa história que contei agora, eu acho um heroísmo absurdo, eu não sei se eu teria coragem de chegar no meio daquela confusão, gente com faca e dizer não... Porque preso nenhum quer ser trancado numa hora dessas. Como é que se convence aquela massa que é melhor ficar na cela trancado do que ficar solto por ali!?"(Dráuzio falando sobre o massacre do Carandiru).

O TRABALHO DO AGENTE PENITENCIÁRIO


"O Agente é o autor principal, eu posso tirar o psicólogo que a unidade prisional, vai continuar sendo unidade prisional. Posso tirar os médicos, enfermeiros, os assistentes sociais que a unidade vai continuar sendo unidade prisional. Posso tirar a estrutura, os vídeos monitorados, usar alarmes perimetrais, e as armas, mas o pilar do Sistema Penitenciário é o Agente, pois se eu tirar o Agente, deixa de ser cadeia. Eu posso colocar num terreno vazio, quatro agentes circulando uma massa carcerária e aquele local passará a ser uma cadeia."

Bruno Gusman

Diretor de Segurança Máxima - II


COMO ME TORNEI UM AGENTE PENITENCIÁRIO


Certo dia, vi homens de preto na televisão lutando contra uma rebelião. Me perguntei, quem são esses homens? O que fazem?

Foi quando conheci a profissão: AGENTE PENITENCIÁRIO. Decidi que essa seria minha profissão!
Por muitos fui indagado. Por que escolher algo tão perigoso? A resposta é simples, amor.

Estudei afinco para passar no concurso e fui aprovado!

Após várias fases, o CFTF e a tão sonhada POSSE.

A primeira vez que pisei em uma Penitenciária, não vou mentir, tremi, senti medo, mas resisti. Passei noites sem dormir após ver os monstros ali trancafiados. O tempo passou e me acostumei, e aprendi que sou invisível para a sociedade. Um herói anônimo. Independente da cor da minha farda: bege, camuflada, preta, sou só mais um número para o Estado.

Quando sai para o plantão hoje, senti algo estranho. Dei um abraço apertado, beijei minha esposa e minha filha, não como um até logo, e sim como um ADEUS!

Eu não sabia, mas hoje era meu último plantão! Cumpri meu plantão com um gosto amargo na boca e com o coração apertado.

Na saída do portão me despedi dos meus irmãos de farda.

Durante o trajeto que sempre fazia de volta para casa, ansioso para ver minha esposa e minha pequena garotinha, senti uma dor muito forte. Fui surpreendido por tiros traçando meu corpo. Me lembro de cair ao solo e clamar: Senhor, porque isso está acontecendo?

Não tive a chance de ver meu algoz, aos poucos vários irmãos de farda chegavam e viam meu corpo frio e inerte, cravado de tiros.

Alguns hesitavam a olhar e outros com lágrimas nos olhos.

Sem testemunhas, sou apenas mais um número para o Estado.

Ao lado do caixão minha filha me chamava, e eu, sem poder responder.

Meus irmãos carregavam meu caixão em silêncio!

Com salvas de tiros fui sepultado, e uma bandeira do Estado foi entregue para minha esposa e minha filhinha.


Esse foi meu último Plantão!


Dedicado a todos os Agentes Penitenciários que tombaram...



O AGENTE PENITENCIÁRIO CHEGANDO AO CÉU.
(REFLEXÃO)

O Agente Penitenciário ficou diante de Deus para ser ouvido.

"Foste fiel à Igreja? Deste a outra face ao inimigo?"

O agente aprumou-se e respondeu:

"Não Senhor! Nós Agente Penitenciários não podemos ser só amor.

Na maioria dos domingos eu estava de serviço e não pude ir à Igreja.

Por vezes, falei de modo impuro, fui violento, pois o mundo é muito duro!

Eu me dedicava ao trabalho e acabava me afastando da minha família.

Perdoai-me, Senhor, pois às vezes chorei a dor dos outros.

Nunca me desejaram por perto a não ser em momentos de perigo.

Reconheço que não mereço andar em vosso meio, mas se tiverdes um lugar para mim, não necessita ser luxuoso, e se não, eu compreenderei."

Foi então que o silêncio tomou conta da Sala do Trono, e Deus falou em seguida:


"Teu corpo serviu com alma e coração, te fizeste escudo para teu próximo e arriscaste tua vida por pessoas que nem conhecias.


Portanto, vai em paz para o Paraíso, pois o inferno já foi tua missão!!!"

Autor desconhecido.



RECADO PARA TODA A POPULAÇÃO DESTE PAÍS


CONFIEM NO TRABALHO DOS AGENTES PRISIONAIS. TRABALHAMOS PARA A SUA SEGURANÇA E DA SUA FAMÍLIA.


E O QUE DEPENDER DE NÓS, AS PORTAS DAS PRISÕES, PERMANECERÃO SEMPRE TRANCADAS PARA A SUA TRANQUILIDADE, PAZ E SEGURANÇA.


CONTEM SEMPRE CONOSCO!!!


Agentes do Sistema Prisional

Polícia Penal
#FORÇAEHONRA





Fonte: https://youtu.be/Y7Kj8t9FleQ

https://www.youtube.com/watch?v=PndWqKDQO44

http://www.sindsistema.com.br/noticias/629

https://www.youtube.com/watch?v=v3H1oi3fr2g

http://augustofreitasnoticias.blogspot.com/2017/01/apos-15-dias-sesp-ainda-nao-concluiu.html
https://estudos.gospelmais.com.br/o-perfeito-amor-de-deus-cristo-jesus.html
https://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,5,POL%CDCIA,155926







Blog: Guerreiras no Sistema Prisional








2 comentários:

  1. Parabéns, cada dia melhor..força é honra .

    ResponderExcluir
  2. Quero parabenizar a agente Fabi e os demais agentes penitenciários pela força e coragem e amor ao que faz.
    Eu confesso não teria esta coragem .

    ResponderExcluir