Translate

sábado, 9 de maio de 2020

1º Aniversário do Blog "Guerreiras no Sistema Prisional - Polícia Penal"

No dia 09 de maio de 2019, nasceu o blog "Guerreiras no Sistema Prisional", com o post "Mulheres no Sistema Prisional". 


A ideia de construir um blog voltado somente para as mulheres que trabalham no sistema prisional teve inicio em uma das viagens para Brasília no DF no final do mês de abril (22, 23 e 24 de abril). O SINDCOP levou quinze agentes penitenciários paulistas até a capital federal com a missão de convencer deputados a apoiar duas pautas principais: a aprovação da Polícia Penal e a rejeição da privatização no sistema penitenciário. Eu não sabia da dimensão do problema e das dificuldades que teríamos pela frente.



Dep. Federal Alberto Neto - AM


Nestes dias, cerca de 150 gabinetes receberam a visita de agentes penitenciários. A Mobilização também resultou na assinatura de um requerimento pela criação da Frente Parlamentar de Apoio ao Agente Penitenciário, proposta pelo deputado Lincoln Portela (PR).



Quando se está num sofá assistindo TV ou no Whatsapp analisando como um mero coadjuvante, é muito fácil dar palpites ou dizer que deveria ser feito desse jeito ou daquele outro jeito. Mas quando você está na linha de frente, no front, cara a cara com os gigantes, as coisas não são tão fáceis quanto parece. É necessário muita luta, muita coragem, muita articulação, saber agir no momento certo, ter determinação, amor pelo que faz e amor pela camisa que veste para alcançar a vitória.  


Somente estando ali é que fica explicito as dificuldades encontradas pela nossa categoria e naqueles dias foi que percebi que as mulheres não eram tão participativas nas lutas. Não estou dizendo que não haviam mulheres; haviam mas dava para contar nos dedos. 




Como uma forma de sair da zona de conforto da qual eu me encontrava, pois não conhecia de fato a nossa realidade, resolvi fazer algo para que nós mulheres estivéssemos mais engajadas na luta, na linha de frente, juntamente com nossos guerreiros. Foi então que surgiu a ideia do blog de levar informação sobre a luta dos poucos guerreiros da linha de frente como uma forma de despertamento das mulheres e também da necessidade de estarmos em maior número nessa batalha.


Vamos fazer uma retrospectiva do 1º ano? 

O primeiro post teve 21 comentários e quase 100 visualizações naquele dia (hoje já conta com quase mil). O primeiro comentário no blog foi de uma pessoa desconhecida e infelizmente não tem como colocar o nome dessa pessoa aqui. Mas o segundo que deixou seu nome foi o Blogueiro Leandro Leandro parabenizando pelo Blog, seguido pelo Edivaldo Machado e logo após a Fran.


No dia 11 de maio foi publicado uma matéria no blog Leandro Leandro sobre o lançamento. 

A matéria intitulada:  "Agente penitenciária de SP lança o primeiro blog voltado especialmente para as mulheres do Sistema Penitenciário Brasileiro", você encontra clicando aqui.   

 
No dia 14 de maio foi iniciado a página das Guerreiras no Facebook

No dia 22 de maio, voltamos a Brasília para o Lançamento da Frente Parlamentar Mista de Desenvolvimento Estratégico do Sistema Penitenciário, Combate ao Narcotráfico e ao Crime Organizado no Brasil, proposta pelo deputado federal Capitão Alberto Neto (PRB-AM).


Dep. Federal Capitão Alberto Neto


Dia 29 de maio

Retornamos a Brasília e o Sistema penitenciário foi debatido em Comissão Geral na Câmara dos Deputados. Proposta que cria polícia penal ficou pronta para a análise do Plenário. A valorização dos agentes penitenciários e a crítica à privatização de presídios foram os principais pontos discutidos nesta comissão que foi presidida pelo Deputado de Minas Gerais Lincoln Portela
Plenário Ulysses Guimarães 


 Junho

No início do mês de junho prosseguimos com a nossa luta em nosso estado de São Paulo contra a Privatização dos presídios participando de audiências públicas tanto na ALESP quanto na Defensoria Pública em São Paulo - Capital.

Dia 05, na audiência contra a privatização dos presídios no estado de São Paulo, ocorreu meu primeiro depoimento como Agente Prisional - Policial Penal que foi gravado na ALESP - Assembleia legislativa do Estado de São Paulo. Este depoimento, segundo colegas de trabalho, foi muito emocionante na qual se pode externar um pouco do nosso trabalho e também de nossas dificuldades. Para acessar o depoimento CLIQUE AQUI.
 
No dia 09 de junho foi postada uma Carta Aberta para a população do Estado de São Paulo com o intuito de levar informações do nosso estado sobre a privatização e a situação do sistema prisional do nosso país. Nós Agentes Penitenciários do Estado de São Paulo, vimos por meio deste blog, dirigir a palavra a vocês cidadãos de bem de todo estado e a todos aqueles, que sabem, que a situação do sistema prisional do nosso país é seríssima e pede uma ação de caráter EMERGENCIAL por parte dos governantes desta República.

Neste mês também foi criada a página no Instagram das Guerreiras no Sistema Prisional, com fotos das mulheres policiais penais de todo território nacional.

Acesse o Instagram Clicando Aqui


Pensando em criar uma identidade visual para o blog, surgiu a ideia de criar uma logomarca das Guerreiras. Uma logo forte, com a cara e objetivo do blog, que é de fazer com que a policia penal esteja em mais evidência e inserir mais mulheres para lutar em prol a categoria. Para isso, foi necessário criar uma logo com tradução visual dos valores e personalidade de uma mulher: guerreira, forte e corajosa. Características essas indispensáveis para quem está inserida na segunda profissão mais perigosa do mundo. 
Assim nasceu a logomarca das guerreiras.

Criação e arte: Policial Penal Fabíola Castilho
O fogo azul simbolizando uma combustão completa, ou seja, essa chama está em uma temperatura maior que um fogo vermelho, o que significa que estamos constantemente em alerta e nossa adrenalina elevada. 

Lidamos  diuturnamente com riscos a vida, a integridade física e a saúde, somos os profissionais que mais sofrem de estresse, devido estarmos constantemente sob pressão e risco, lidamos diretamente com os mais perigosos criminosos. Os riscos são tanto internos quanto externos das unidades prisionais. Sofremos ameaças de morte constantemente e por isso nossa preocupação e estado de alerta permanece conosco mesmo estando fora das unidades prisionais. Ou seja, sempre em QAP total.

Em julho, com o recesso dos parlamentares em Brasília e dos deputados nos estados,os policiais penais de todo país se mobilizaram para divulgarem sobre a marcha em Brasília em prol a aprovação da polícia penal na Câmara dos Deputados. Marcha essa que ocorreu em Agosto de 2019.


E aí você vem ou vai amarelar!?

Dia 25 de julho estive em São Paulo nos estúdios da TV Alesp para gravar uma matéria sobre o agente penitenciário.


O programa foi exibido dia 27 de Julho

Em Discussão - O Agente Penitenciário.

Assuntos abordados: 
* os desafios e as dificuldades do agente penitenciário;
* valorização da categoria;
* salário defasado; 
* déficit de funcionários;
* o impacto da privatização;
* Polícia Penal e outros assuntos.
Redação TV Alesp 



Agosto de 2019

Nos dias 05 e 06 de agosto em Brasília, ocorreu a marcha em prol a aprovação da PEC372/17 Polícia Penal. 


Houve vários manifestos, um deles foi devido a uma jornalista do SBT - Sistema Brasileiro de Televisão, ofender com palavras através de um vídeo postado na internet pela Jornalista Rachel Sheherazade, vídeo este postado no dia 31 de julho. Nesta madrugada do dia 31 de julho para o dia 1 de agosto, como forma de protesto e indignação gravei um vídeo direcionado a Senhora Rachel por ter nos ofendido. Sabemos que tem alguns criminosos infiltrados sim em nosso meio, porém o policial penal, aquele que honra a sua farda e ama a sua profissão, não agem dessa maneira como bandidos. Somos pessoas honradas, não aceitamos esse tipo de comportamento em nosso meio. 

Este vídeo em menos de 24 horas chegou a mais de cinco mil visualizações e você pode relembrá-lo CLICANDO AQUI.


Diante dessa infeliz postagem da jornalista do SBT, nossos irmãos de farda policiais civis e militares também manifestaram, nas redes sociais sua indignação e revolta. Eles também pediram que a jornalista se retrata-se publicamente a uma categoria que são heróis. Homens e mulheres honrados que tem a responsabilidade de manter trancadas as portas do inferno e o fazem com afinco, coragem e honestidade. Aqueles que um dia, eles: (policiais civis e militares), através do seu trabalho conjunto prenderam esses criminosos.

Neste mês também fomos em busca de moções de apoio contra a privatização do Sistema Prisional, chamadas de remanescentes concursados que aguardam serem chamados e também em prol para que seja agendado a votação no congresso da policia penal brasileira. Várias moções de várias cidades no estado de São Paulo foram assinadas por vários vereadores de todos partidos. 

Vereadores de Bauru que pediram a moção para ser enviado
à Alesp e para a Câmara dos Deputados em Brasília
Renato e Denis Sistema Prisional de SP

Setembro

No dia 17 de setembro na assembleia legislativa de São Paulo, mais de 700 Agentes do Sistema Prisional estiveram reunidos na “Audiência Pública pela Valorização do Servidor Penitenciário”. Neste dia também estivemos por lá e foi lindo de ver vários colegas se mobilizando em favor a categoria.
Também continuamos com nossas articulações em Brasília em prol a Policia Penal, enviando e-mails para os deputados federais, presidente da Câmara, visitando gabinetes e pedindo apoio para a aprovação da Policia Penal. 


No dia 25 de setembro foi criado a página das Guerreiras no Twitter

Outubro

Finalmente chegou o mês de outubro e com ele a nossa esperança aumentou. Pela primeira vez depois de muitos anos ouvimos rumores nos corredores do Congresso que a PEC372 poderia ir pra agenda para uma possível votação.
Nestes primeiros dias do mês foram centenas e milhares de e-mails enviados para todos os gabinetes de todos os deputados federais. Chegavam informações que alguns pediam até mesmo para pararem de enviar, pois a caixa de email estava lotada e que eles já haviam entendido o pedido da categoria.

Enfim, chegou o grande dia, quarta-feira dia 09 de outubro, aconteceu a 1ª votação da PEC 372/17
. Para nós policiais penais de todo território brasileiro, foi algo tão emocionante quanto uma final de uma copa do mundo. Todos estavam antenados e com suas atenções voltadas ao Congresso Nacional. Muitos de nós nem dormimos de tanta emoção e alegria. A votação foi encerrada às 23h25m.

Estávamos com nossa adrenalina nas alturas. Foram 402 votos a favor e 08 contra.Mas tínhamos ainda a 2ª votação que teria que esperar mais algumas sessões que eram de praxe. Somente depois de interstício de 5 sessões, ela poderá ser votada em 2º turno.

Novembro

No dia 07 de novembro de 2019, ocorreu a 2ª votação da PEC 372/17. Este dia estávamos confiantes, pois já havia passado no 1º turno da votação, porém era sabido que alguns partidos estavam lutando contra a aprovação da policia penal como o Partido Novo, na qual eles alegavam que haviam interesse muito grande através dessa aprovação uma forma de barrar as privatizações das unidades prisionais. 
Privatizações essas que segundo eles é importante que haja uma parceria público privada em instituições prisionais.
(Nota da autora: É que eles desconhecem os massacres, rebeliões, fugas, aumento da violência dentro dos presídios com parcerias público privadas - PPP's. Sem falar dos desvios de verbas públicas, máfia de juízes para incriminar mais pessoas (como ocorreu nos EUA), o aumento exorbitante de pessoas encarceradas, o valor da pessoa privada de sua liberdade aumentada em três vezes mais para o estado, o índice de jovens presos, principalmente negros e pobres e etc...).

 Mais uma vez saímos vitoriosos, foram 385 votos a favor, contra 16.

Nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo capital, estiveram aqui conosco uma delegação dos EUA para o Seminário Internacional Brasil x EUA. Privatizar os presídios é a solução!? O evento ocorreu na Assembleia legislativa.

Este seminário deixou muitos exemplos sobre o fracasso das privatizações nos EUA, principalmente em relação aos Presídios daquele País. Esse evento foi organizado pelo Sindcop, juntamente com o ISP e AFT.  

O trabalho das "Guerreiras no Sistema Prisional" sendo apresentado para os EUA e para outros estados brasileiros.
Na ocasião foi entregue duas pastas ao pessoal que vieram dos EUA, na qual explica como começou o  trabalho do Blog das Guerreiras, como também a nossa missão, visão e nossos valores.
Eles se mostraram bastante interessados no trabalho que está sendo desenvolvido através deste meio de comunicação, e impressionados com os resultados que já conseguimos através deste trabalho.

Da esquerda para a direita: Elizabeth Parisian, AFT Research and Strategic Initiatives, Wayne Spence,President - New York State Public Employee Federation,  Chris Runge Diretora AFT Departamento de Funcionários Públicos, Steve Porter Secretário Sub Regional dos Estados Unidos da América e Canadá - ISP Internacional de Serviços Públicos


O nobre deputado Sd. Noelio da cidade de Fortaleza do Estado do Ceará também esteve presente neste seminário nos honrando com sua presença. Ele também como o pessoal dos EUA recebeu a pasta das "Guerreiras" e disse que vai divulgar nosso trabalho. Com o intuito e objetivo que as mulheres possam a cada dia mais, estarem inseridas nessa luta pela categoria, como também serem valorizadas e respeitadas.

Dep. Estadual Sd. Noelio

Na semana do dia 18 até 22 de novembro, foi uma semana bastante corrida e para mim uma das mais importantes destes meses de luta, mobilização, pedidos e visitas aos gabinetes dos deputados federais em prol a PEC da Polícia Penal e outros assuntos pertinentes a nossa categoria. 

Logo após a 2ª votação da nossa PEC (09/out) na Câmara dos Deputados, comprei as passagens aéreas, impressora e papéis para impressão de certificados. Fiz questão de voltar a Brasília com o objetivo de agradecer os parlamentares por ter votado favoravelmente para a aprovação da Polícia Penal.
Imprimi vários certificados de agradecimentos em nome das Guerreiras no Sistema Prisional -  Polícia Penal com os nomes de cada deputado e deputada para poder levar a eles essa humilde e singela forma de agradecimento por terem votado favoravelmente para a aprovação da Policia Penal.
No dia 19 de novembro participei do I Fórum
de desenvolvimento, qualificação profissional e boas práticas presidida pelo deputado Alberto Neto do Amazonas e Capitão Wagner do Ceará em Brasília, no auditório Nereu Ramos, que teve a participação de grandes nomes do sistema prisional brasileiro. 




Dr Fabiano Bordignon - Diretor Geral DEPEN; Coronel Sérgio Fonseca de Souza - Secretário da SEAP/PB; Luis Mauro Albuquerque - Secretário da SAP/CE; Sandro Abel Barradas - DEPEN entre outros convidados. 



1ª parte do Fórum - CLIQUE AQUI
2ª parte do Fórum - CLIQUE AQUI


Logo após o encerramento do Fórum, por volta das 19h, e sem perda de tempo, sai a procura pelos anexos, salão verde saída do plenário em busca de deputados e deputadas que votaram a favor da nossa PEC da Polícia Penal.


Dep. Federal Rosana Valle -SP

Dep. Federal Lincoln Portela - MG
Dep. Federal Coronel Tadeu


Consegui falar somente com alguns, porém o que se percebeu é que eles ficaram surpresos com o agradecimento. Nossa PEC ainda faltava somente a solenidade para a Promulgação, porém, se faz importante agradecer aqueles que votaram em favor da proposta de emenda. Consegui falar com alguns deles, outros deixei nos gabinetes com seus assessores e assessoras.
Retornei a pousada por volta das 23h00 para poder descansar e retornar no outro dia para mais entregas dos certificados de agradecimentos.

Alguns posts de deputadas falando sobre o agradecimento das "Guerreiras no Sistema Prisional":

Deputada Federal Vanda Milani recebe agradecimento da categoria dos agentes prisionais


Jaqueline Cassol é homenageada pelas Guerreiras no Sistema Prisional A homenagem foi proposta pela Policial Penal e fundadora do portal, Fabíola Castilho.

Agradecimento a Deputada Federal Bia Cavassa


Você também pode conferir as matérias de agradecimento com vídeos de vários deputados clicando aqui.
aqui.


Dezembro

No dia 04 de dezembro, depois de alguns dias retornado para São Paulo, voltei novamente a Brasília, agora para um momento muito esperado por todos nós. O dia que guardarei para sempre em minha memória, a Sessão Solene para a promulgação da Polícia Penal. 

Foi um momento de muita alegria e reflexão, pude rever amigos e colegas de farda, guerreiros que estavam na luta desde o início, que antes era um rapaz e hoje já quase para se aposentar ou aposentados. Mas que nunca desistiram, nunca deixaram de acreditar. Sempre estiveram na trincheira, lutando em favor de estarmos inseridos no art. 144 da nossa Carta Magna. Pra vocês, eu tiro o meu chapéu, e agradeço a cada um por nunca ter desistido, se hoje eu com apenas 7 anos de sistema sou policial penal, é por vocês nunca ter desistido de lutar e sonhar. Para mim, esse pequeno espaço de tempo que pude guerrear com vocês, aprendi muita coisa, muitos ensinamentos me foram passado, mesmo quando vocês estavam em silêncio, apenas observando e aguardando o momento certo de agir. Aprendi que se você quiser ser "grande", esteja com os grandes, se você quiser nadar como um tubarão, nade com eles. Muito obrigada guerreiros!


E-mail que guardo com carinho em meus arquivos. Confirmação de presença para a
Sessão Solene da Emenda Constitucional nº 104/19 da Polícia Penal

A Emenda Constitucional assinada pelos deputados que compunham a mesa
Galeria do Senado - Policiais Penais de vários Estados

Nem deu tempo de festejar a promulgação da Polícia Penal, retorno para São Paulo, agora para lutar contra a Reforma da Previdência na ALESP.




Servidores públicos do Estado de São Paulo: professores, policiais civis, penais e outros se revezavam para tentar impedir a votação da Reforma da Previdência.

Conseguimos com muita luta suspender a votação em 2019 e voltaríamos a lutar novamente após o recesso dos deputados, em março deste ano. Mas infelizmente fomos massacrados, lutamos até o fim. 

Mesmo com a tropa de choque da polícia militar, com gazes de pimenta, tiro e bomba, lutamos. Porém a maioria dos deputados votaram a favor dessa reforma, principalmente aqueles que um dia prometeram nos defender. 






Janeiro de 2020


Em janeiro começamos a divulgação do 1º Fórum das Mulheres Policiais Penais do Brasil no Estado de São Paulo. A ideia do evento nasceu em agosto de 2019. Quando em várias manifestações que participei, audiências públicas, fóruns, debates entre outros percebi que as mulheres não tinham voz. Nunca a mesa era composta por alguma mulher do Sistema, as vezes era convidada uma para dar um breve relato e nada mais. Porém, por já ter percorrido vários lugares e conhecido mulheres guerreiras de alto escalão no Sistema Penitenciário Brasileiro principalmente de outros estados que não o meu, percebi e decidi que seria necessário de fazer com que as mulheres tivessem a oportunidade de falar, sem serem coadjuvantes, mas protagonistas da nossa história como trabalhadoras do sistema prisional.

Guardei essa ideia a "7 chaves", não contei a ninguém sobre ela. Era necessário amadurecê-la, analisar de forma cautelosa as possibilidades. Sim, pois seria um evento inédito, nunca realizado no território brasileiro, um fórum onde estaria na bancada somente mulheres do sistema prisional, falando de suas experiências, suas dificuldades, expondo suas necessidades, os problemas enfrentados no dia a dia, como assédio moral e sexual, igualdade de gênero no que consiste nas oportunidades relacionados a carreira em busca de soluções para elas, dentre outros. Passei a observar ainda mais as mulheres que estavam engajadas na luta para participarem e se fazer presente neste evento que aconteceu no dia 12 de março na assembleia legislativa de São Paulo - ALESP.


Dos dias que se seguiram, de janeiro até o dia 12 de março, o trabalho das guerreiras e também a minha atenção foram voltadas para o evento.
É claro que, quando precisava estar na linha de frente com meus colegas na trincheira, parava tudo e me apresentava para as mobilizações como um bom soldado que quando se alista não tem medo da guerra e nem da morte, porém caso tenha, ele não passa de um covarde.Passei dias e horas enviando convites para deputados, deputadas, senador, pessoas ligadas ao Sistema Prisional de todo território nacional foram convidadas, sem exceção. Federação, sindicatos e associações. Somos uma categoria, um corpo, uma família, e todos são importantes. Aprendi desde muito cedo que todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. Convidei também pessoas ligadas a comissão dos direitos humanos, OAB, Anacrim e outros.

Sobre a organização do evento e local já estavam tudo acertado. Nos dias que se sucederam, fiz alguns vídeos meio que enigmáticos sobre o evento e depois que as palestrantes passaram os títulos de cada palestra fiz o folder e passamos a divulgar sobre ele.
 
Fevereiro

Foi um mês bastante agitado, na correria com os preparativos para o evento. Porém, estávamos de olho na liminar para a votação da Previdência que poderia ser derrubada a qualquer momento. Estávamos todos em alerta, pois a qualquer momento teríamos que nos dirigir para a capital - São Paulo na mobilização contra a Previdência do funcionalismo público. 


Março

Dia 3 tivemos que viajar as pressas para São Paulo, pois a liminar, como já esperado havia sido derrubada. Fomos em vários guerreiros e guerreiras para a alesp, lá nos misturamos com os demais servidores da educação. Havia muita gente, muita mesmo. Nunca tinha visto tanta gente naquele lugar. 
Os servidores foram impedidos de entrar para participarem da votação e dessa forma começaram os desentendimentos.
Eu estava lá dentro com alguns colegas, não demorou muito para a tropa de CHOQUE da PM chegar. Foi só tiro, "porrada" e bomba! Não tinha como respirar lá dentro. Pra todo lugar era gás de pimenta, explosões, tiros com a finalidade de dispersar o povo. 


No dia 12 de março na ALESP - Assembleia Legislativa de São Paulo, aconteceu o 1º Fórum das mulheres policiais penais do Brasil. 
Um evento voltado para as mulheres que trabalham no sistema prisional brasileiro em busca de valorização, reconhecimento e respeito.

Esteve presente várias autoridades: Senador Major Olimpio; Deputado Federal Coronel Tadeu; Deputada Estadual Monica Seixas; Deputado Estadual Gianazzi; Dr Luis Regis Gonçalves Juiz do Tribunal de Ética e Conduta da Anacrim - Associação Nacional dos Advogados Criminalista, Vanessa da Luz Diretora executiva do DEPEN e Daniela Rocha Coordenadora de Gestão de Pessoas do DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional); Dra Márcia Póvoa - Coordenadora Regional de Prerrogativas da OAB e Secretaria da ANACRIM do estado de Goiás; Diana Moreira - Diretora da Fenaspen (Federação Nacional Sindical dos Policiais Penais); Policial Penal Edleidy Rodrigues - Coordenadora Regional da Superintendência de Segurança Penitenciária de Goiás; Dra Adriana Martorelli - Doutora em ciências e especialista em direitos humanos.

Auditótio Teotônio Vilela - ALESP

Senador Major Olimpio 

T



Mulheres do DEPEN/MJ (Departamento Penitenciario Nacional Ministério da Justiça )
Daniela Rocha - Coordenadora de Gestão de Pessoas, Fabiola Castilho - criadora,
idealizadora e organizadora do evento e Vanessa Luz - Diretora Executiva do DEPEN/MJ

Dep. Estadual de SP e Mônica Seixas e Policial Penal Sher


Aletheia Vice-Presidente da ASPPEGGO,, Edileidy Coordenadora Reg. da Superintendência de Segurança Penitenciaria, Dr Luiz Regis - Juiz do Tribunal de Ética e Conduta da Anacrim,
Dra Márcia Póvoa -
Coordenadora Regional de Prerrogativas da OAB e Secretaria da
ANACRIM do estado de Goiás
e Diana - Diretora Fenaspen
O objetivo é de levar este evento para outros estados, para que mais mulheres policiais possam participar e contribuir para melhores condições de trabalho e mais visibilidade para a categoria.

 Abril e Maio

Estamos em guerra contra um vírus que já matou milhares de pessoas pelo mundo. Devido a essa pandemia mundial do COVID-19, muitos dos nossos projetos e lutas em favor da polícia penal, como a regularização nos estados, estão suspensas. Mas em meio a toda essa turbulência também surgiu a oportunidade de estudiosos e pesquisadores de uma instituição extremamente respeitada em nosso país, a FGV - Fundação Getúlio Vargas, de pesquisar sobre as condiçoes de trabalho dos policiais penais devido ao Coronavírus.

A matéria será divulgada no jornal "Estadão", um jornal de grande circulação em todo nosso território.

Não sabemos até quando, porém o momento é de muita cautela e cuidado com a higienização, contato físico, e a importância também do isolamento social. Estão sendo dias difíceis para todos, desempregos em massa, pessoas passando por necessidades e centenas de pessoas morrendo a cada dia. Oremos para que Deus possa nos ajudar e varrer de vez esse vírus tão cruel. Que não escolhe, cor, religião, sexo, rico ou pobre. Vamos prosseguir com pensamento positivo sempre, pois não há mal que dure para sempre!


Agradeço a todas as mulheres policiais penais que fizeram e estão fazendo a diferença em nosso sistema. Aquelas que se levantaram para a luta em prol a categoria. Hoje posso dizer que as mulheres policiais penais estão tendo mais visibilidade  para a sociedade e principalmente para o sistema penitenciário como um todo. 
Somos poucas, porém existimos! Trabalhamos com a mesma garra, coragem e responsabilidade dos nossos irmãos de farda. Não desistiremos nunca! Estaremos sempre dispostas a lutar por melhores condições de trabalho, respeito e igualdade de gênero em relação a oportunidades de ascensão a carreira, contra o assédio moral e sexual e pela valorização da nossa categoria.

Muito Obrigada!
Fabíola Castilho
Policial Penal do Estado de SP




2 comentários:

  1. Parabéns Fabi pela excelente iniciativa do blog força e honra!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns guerreiras e guerreiros parabéns Fa pela garra e luta em prol da categoria e pelo 1 ano do blog ,que venham muitos anos de conquistas e vitórias é só o começo parabéns policiais penal pela coragem e dedicação vcs são 1000,força e honra.

    ResponderExcluir