Translate

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

BRAVOS(AS) GUERREIROS(AS) DE IPERÓ SEGUEM À FRENTE DA BATALHA LEVANDO O ESTADO DE S. PAULO "NAS COSTAS" SOZINHOS.

Penitenciária de Iperó

Os bravos guerreiros e guerreiras da Penitenciária de Iperó, começaram a Operação Legalidade nesta segunda-feira dia 23/09. 

Segundo informações, os agentes penitenciários não estão fazendo as escoltas por não serem atribuições deles. Diaristas também não desceram para fazer a escolta**. 

Essas informações estão chegando por meio de Whatsapp de colegas da categoria. Por enquanto, o que se sabe é que, somente os(as) corajosos(as) guerreiros(as) de Iperó estão na luta por melhores condições de trabalho, nomeações de funcionários, não à privatização e aumento salarial que está defasado há mais de 5 anos.

**RETIFICANDO A INFORMAÇÃO ACIMA - 25/09 às 20h24m: Conforme comentário de um dos nossos seguidores, os diaristas (que provavelmente estão em desvio de função), estão fazendo as escoltas. 


ATUAL SITUAÇÃO DAS UNIDADES PRISIONAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO.

A deliberação da Operação Legalidade ocorreu neste 17 de setembro (terça-feira), durante a Audiência Pública pela Valorização do Servidor Prisional, mobilização que lotou o Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa

Essa operação está sendo necessária pelo fato de muitos pensarem que as Unidades Prisionais estão trabalhando normalmente sem déficit de funcionários, sem super lotação de presidiários e tantos outros problemas. Muitos não sabem que elas estão prestes a entrarem em um colapso. 

As unidades prisionais hoje, "rodam" - palavras dos agentes - porque eles estão desempenhando várias funções, se desdobrando em 4 ou 5 funcionários para poder cumprir a pauta do dia, como levar detentos(as) aos fóruns, hospitais, fazer as remoções de presos para outras unidades, dentre outros.

Porém, não está sendo mais possível todo esse sacrifício, chega a ser desumano o que está ocorrendo com esses bravos guerreiros que seguram a cadeia com déficit exorbitante de funcionários. 

Muitos estão adoecendo, não conseguem tirar férias, não estão tendo folgas, pois são convocados para trabalharem, sendo uma forma de suprir esse déficit. Se não fizerem dessa forma, fica prejudicado o dia de visita, entrada de jumbos, e outros trabalhos inerentes a uma Unidade Prisional. 

Sem falar também que estão sem aumento salarial há mais de 5 anos, essas perdas já chegam a 30% do salário desses funcionários. Em reais, esse valor seria em torno de R$ 1.400,00.

Foram inauguradas três unidades este ano: Pacaembu 1 e 2 e Paulo de Faria e nenhuma nomeação foi feita, ou seja, o Estado inaugurou as unidades, remanejando funcionários de outras Penitenciarias, diminuindo ainda mais o déficit de funcionários em cada uma delas. Provavelmente, a Unidade de Lavínia será inaugurada no mês de outubro e até o momento o governo não fez nenhuma nomeação. 

Diante a esses problemas mencionados acima e outros dos quais não podemos expor por motivo de segurança, as Unidades Prisionais só funcionam porque os Agentes Prisionais fazem as Unidades funcionar, e não porque o Estado é eficiente!


"O Agente é o autor principal, eu posso tirar o psicólogo que a unidade prisional vai continuar sendo unidade prisional. Posso tirar os médicos, enfermeiros, os assistentes sociais que a unidade vai continuar sendo unidade prisional. 

Posso tirar a estrutura, os vídeos monitorados, usar alarmes perimetrais, e as armas, porém o pilar do Sistema Penitenciário é o Agente. Pois se eu tirar o Agente, deixa de ser cadeia. Eu posso colocar num terreno vazio, quatro agentes circulando uma massa carcerária e aquele local passará a ser uma cadeia."

Bruno Gusman
Diretor de Segurança Máxima



ENTENDA A OPERAÇÃO

A Operação Legalidade é fundamental para garantir que os servidores penitenciários exerçam o direito de trabalhar com a segurança do que está previsto, por lei, dentro de suas atribuições, sem sofrer pressão e assédio de superiores hierárquicos, e evitando processos administrativos decorrentes de atividades que não condizem com as funções dos trabalhadores. 


O Fórum Penitenciário Permanente deixa claro que a Operação Legalidade tem como base o Artigo 5º, inciso II da Constituição Federal, que define que “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”. Por isso, nenhum servidor estará cometendo qualquer infração ou ato ilegal por participar da operação, ao contrário. 

O Fórum reforça que todas as atividade devem ser feitas com total segurança. Por exemplo, nos dias de visita, a revista nos alimentos trazidos pelos visitantes deve ser feita com tranquilidade e obedecendo as normas de segurança. Caso a segurança não esteja garantida, não realize a atividade, orientam os sindicatos. 

PLANTÃO JURÍDICO

Caso os colegas tenham algum problema ou queiram tirar dúvidas, os dirigentes e advogados dos sindicatos estarão de plantão durante a Operação Legalidade, caso o servidor precise de apoio e/ou assistência jurídica.

SIFUSPESP:  (11) 2976-4160 - Celular/Whatsapp (11) 99339-4320 e (11) 99309-4589
SINDCOP: (14) 3226-3255 e (14) 99748-7006
SINDASP:  (18) 3904-2098 – Depto. Jurídico - Celular/Whatsapp: (18) 99725-9400

Abaixo seguem as orientações dos três Sindicatos que formam o FÓRUM PENITENCIÁRIO PERMANENTE


Agentes de Segurança Penitenciária (ASP)


Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciaria - AEVP



Área Meio (Oficial Administrativo, Oficial Operacional, Enfermeiros, Assistente Sociais, Psicólogos)



Quero parabenizar a Unidade Prisional de Iperó pela iniciativa e principalmente pela coragem em defender a categoria. A primeira peça do dominó vocês empurraram, aguardamos o efeito desse dominó no Estado de São Paulo. 

O EFEITO DOMINÓ
“O efeito dominó, efeito em cascata ou efeito em cadeia sugere a ideia de um efeito ser a causa de outro efeito gerando uma série de acontecimentos semelhantes de média, longa ou infinita duração.”

Numa sequencia de dominós alinhados, cada dominó em pé representa uma pequena quantidade de energia potencial. Quanto mais peças se alinharem em sequência mais energia potencial se acumula, o que quer dizer que com um movimento simples, derrubando a 1ª. peça podemos desencadear uma reação em cadeia surpreendente.

O livro “A Única coisa”, refere uma pesquisa de Lorne Whitehead publicada no American Journal of Physics em 1983, que descreve que uma única peça de dominó pode derrubar uma peça 50 % maior que ela. 

Posteriormente, em 2001, em São Francisco, essa experiência foi reproduzida usando 8 dominós, começando com uma peça de 5 cm e terminando com uma peça de perto de 1 m. 

Esta experiência permitiu chegar à conclusão que, como numa progressão geométrica, poderíamos derrubar peças de alturas impensáveis. Em progressão a 18º peça seria quase do tamanho da Torre de Pisa, a 31ª. peça teria a altura do Monte Everest e a 57ª chegaria à Lua.


Se fizermos uma analogia com a nossa vida e os objetivos que pretendemos alcançar podemos perceber que não há objetivos grandes demais e tal como a progressão geométrica do dominó podemos trabalhar passo a passo, etapa a etapa, peça a peça, colocando a nossa energia na próxima conquista, e na próxima e na outra a seguir.

A conquista dos nossos objetivo é assim sequencial, mas existe um segredo para que isso ocorra que se resumem nessas duas perguntas: 

Quais são as coisas fundamentais que tens que fazer em cada momento? Qual a coisa mais importante a fazer agora?

É nessa que tens de te focar, na próxima coisa mais importante a fazer. Definir e alinhar as nossas prioridades permite-nos escolher a peça mais determinante que será a seguinte a derrubar.  

Definir prioridades. O que é mais importante fazer em cada momento?
Aplicar o efeito dominó ao nosso dia a dia, é definir metas intermédias de forma a caminhar passo a passo, celebrando cada etapa. E em cada etapa começar com algo que podemos fazer imediatamente e que define o caminho a percorrer, o mais importante.

E mais, em cada etapa alcançada com êxito, construímos o impulso e a motivação para a próxima e ganhamos mais confiança nas nossas capacidades.
Cada tarefa que completamos independentemente de ser pequena ou grande, é um passo importante na construção da nossa confiança.

Assim, mantemos a motivação para a ação, para o “Fazer Acontecer” e alcançar o resultado pretendido, passo a passo, apropriando-nos das conquistas feitas no caminho.  
Pensa grande. Tudo o que é grande começou por ser pequeno…

“Todas as grandes oportunidades começam como uma queda de dominós.”

BJ Thomson

Livro: A Única Coisa – Gary Keller e Jay Papasan (Edição Sabedoria alternativa)











Fontes: 
https://sifuspesp.org.br/noticias/6933-operacao-legalidade-confira-as-orientacoes-do-forum-penitenciario-permanente
https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/386683/saida-temporaria-beneficia-1009-presos
https://fatimagouveiasilva.com/o-efeito-domino/


2 comentários:

  1. Na vdd os diaristas pelegos foram fazer as escoltas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok caro colega! Se puder passar mais informações sobre, me chama no messenger do facebook. Precisamos passar as informações de forma correta. O que chegou em alguns grupos foram essas informações. Mas farei uma retificação em relação ao seu comentário, muito obrigada pela informação.

      Excluir