No dia 05 de junho no Auditório Teotônio Vilela (ALESP-SP), aconteceu a Audiência Pública sobre o impacto da desestatização dos presídios, debate esse, presidido pela Nobre Dra Janaína Paschoal, deputada mais votada na história do país, com mais de 2 milhões de votos, superando o recorde histórico para o legislativo estadual e federal.
Esteve presentes vários convidados especialistas em direito, em segurança pública, policiais federal e militar, promotor de justiça e professores acadêmicos da área: Adriana de melo nunes Martorelli (Advogada), Cel. Marco Antonio Severo Silva (assessor do Secretário da SAP), João Santa Terra Junior (Promotor de Justiça), Jose Mauricio Conti (Professor - FDUSP), Rafael Fernandes Souza Dantas (Policia Federal), Rodrigo Garcia Vilardi (Polícia Militar).
Cel Marco Antonio Severo Silva |
A SAP foi representada pela pessoa do Cel. Marco Antonio Severo Silva (assessor do Secretario), na qual discursou e explicou sobre o que o atual governo pretende realizar com as privatizações e apresentou o organograma de como ficaria, caso a PPPs venha acontecer no Estado de São Paulo.
O cargo de Diretor, Assistente técnico, comissão técnica de classificação, diretoria de Centro de Segurança e Disciplina, Centro de escolta e vigilância , CIMIC e Núcleo Escolta e Vigilância, os demais setores caberia a iniciativa privada administrar, como: Núcleo de Pessoal, Centro Administrativo, Núcleo de finanças e suprimentos, Núcleo de Infra e Conservação, Núcleo de Segurança, Núcleo de Portaria, Núcleo de Inclusão, Centro de Trabalho e Educação, Centro de Reintegração e atendimento de Saúde.
Organograma apresentado pelo Cel. Severo (SAP) |
Piotto - Diretor Sindcop |
O Sindcop esteve presente na Audiência e pôde entregar para a Nobre Deputada Janaina Paschoal, materiais sobre as privatizações que já ocorreram e não deram certo, onde também o Diretor Piotto, explicou para ela sobre o trabalho do Agente Penitenciário e a importância dele nas unidades prisionais.
Logo após o Diretor Piotto (Sindcop), dar seu depoimento, a
Deputada Janaína Paschoal
disse não ser favorável a privatização, ela não é
simpatizante deste projeto, pois o
sistema penitenciário deve ser discutido e visto de forma
cuidadosa por ter uma característica muito peculiar e por se tratar de um setor bastante sensível, porém,
ela disse que o Governador que foi eleito, um de seus projetos era de
privatizar, e por esse motivo, como ele foi "escolhido" pela
população temos que respeitar e ouvir sobre o seu projeto. O que ela pode fazer é tentar ponderar, podendo ser amadurecido e tentar tirar dessa proposta algo intermediário. Contudo é necessário estudar e ver uma
melhor forma de se fazer essa privatização, caso ela venha acontecer, ou seja, o
que se poderia privatizar para melhorar, não somente trabalhar apenas com números, com o dinheiro que entra ou que sai, ou o dinheiro que será economizado, a forma de pensar nesse projeto de privatização deve ser outra, conforme ela relata no vídeo acima.
A audiência tratou também das funções e atribuições do Poder Publico, da Segurança Publica, da função da Polícia militar, do Agente Penitenciário e dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciaria. Todas essas funcionalidades, na opinião da deputada, deveriam sentar para buscar soluções, e não ficar discutindo se é contra ou a favor. É necessário que se discuta de forma pacífica para poder melhorar o sistema.
DEPOIMENTO FEITO PELA ASP FABÍOLA PARA TODOS OS PRESENTES.
CONSIDERAÇÕES FINAIS DA NOBRE DEPUTADA JANAINA PASCHOAL
Auditório Teotônio Vilela - ALESP/SP |
Entrevista dada ao Amauri Domingos, falando sobre o projeto da privatização.
DEPUTADA JANAINA PASCHOAL DEIXA UM RECADO PARA AS GUERREIRAS
DO SISTEMA PRISIONAL
Fontes:
Video Amauri: https://www.youtube.com/watch?v=TJ3W3zLXekQ
TV ALESP
Guerreiras no Sistema Prisional
Nenhum comentário:
Postar um comentário