Translate

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Rachel Sheherezade, o que você pensa sobre nós não mudará quem somos, mas pode mudar o nosso conceito sobre você!


No final da noite do dia 31 de julho, recebi um vídeo pelo whatsapp que me causou muita indignação. Não consegui dormir sem antes gravar um vídeo de repúdio para enviar a jornalista do SBT Rachel Sheherazade que em seu depoimento mostrou-se totalmente desinformada e equivocada com as suas afirmações.
Disse que os agentes penitenciários são os que levam drogas e armamentos para dentro dos presídios. Que nem se quer estes "infiltrados" entre nós quando são pegos, são punidos. Disse também que quando acontece uma rebelião, não se faz uma investigação. E o pior foi quando ela "soltou a pérola": "Cadeia são um antro de criminosos...(...)" (até aqui eu concordaria), mas ela continuou: "e de criminosos dos dois lados das celas, se é que você me entende?!" 

Depoimento Infeliz da jornalista Rachel Sheherezade

Fabiola Castilho - ASP/SP
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ivQT4hV51AY


Fico indignada com pessoas que só assistem séries na TV, leem muitas coisas sobre o sistema prisional, porém não sabem nada sobre ele. Só vejo "estudiosos" do assunto serem chamados para falar do Sistema, falar do Agente Penitenciário. Porém, quem realmente é conhecedor do Sistema Prisional, o Agente Penitenciário, ele mesmo nunca é convidado para ser ouvido. 

Não adianta você ter mestrado, doutorado, ser PhD em Segurança de Presídio se você nunca entrou em uma Unidade, se você não vivencia o dia a dia de um agente do sistema prisional. 

Vejo muitos estudiosos tentando encontrar uma forma para resolver o "caos" dos presídios do nosso país. Porém, o óbvio não faz. Que é ouvir o agente penitenciário. Aquele que é conhecedor, que passa dias, meses e anos num presídio. 

Têm coisas que são tão óbvias, e tão fáceis de resolver. Mas não! Precisa chamar o fulano que é de lá da Inglaterra, que é de lá dos EUA, o estudioso Beltrano de tal. Não precisa de nada disso. Temos mestres e PhD's em nossas unidades prisionais. Pessoas que já passaram por rebeliões, que sabe o que é necessário para que o Sistema possa sair deste caos. 

Conversem com essas pessoas, dê oportunidade para eles falarem. Aprenda a ouvir, tente buscar o máximo de informação que puder, porém das pessoas certas. Das pessoas que estão exercendo sua profissão de Agente e não outra. Já ouviu falar na frase: "cada um no seu quadrado". Imagina você ter uma confeitaria e chamar um açougueiro para fazer os bolos e os pães. Ou contrate um eletricista para arrumar o cano d'água que estourou para ver se vai dar certo esse conserto. É tudo tão simples e tão óbvio.


OUÇAM OS AGENTES PENITENCIÁRIOS. COMECEM A NOS VALORIZAR. NÓS SABEMOS ONDE ESTÁ O PROBLEMA, MAS NINGUÉM NOS OUVE, NINGUÉM NOS ATENDE. DEPOIS NÃO VENHAM FALAR QUE A CULPA É NOSSA COMO MUITOS TÊM FEITO.

Deputado Federal Coronel Tadeu


Dorea ISAP/RJ

Leandro Leandro ASP/SP

Adalto Presidente da Associação dos Agentes Prisionais de Góias

Marcelo Augusto-  ASP/SP

Deputado Estadual Sgt Neri

APOIO TOTAL AOS NOSSOS AGENTES PENITENCIÁRIOS!

Com respeito a jornalista Raquel Sheherazade que postou um vídeo falando sobre Agentes Penitenciários, há muitos pontos que não correspondem com a realidade destes profissionais que se empenham pelo melhor dentro de cadeias lotadas e recebendo baixos salários. 

Não posso deixar de me manifestar em defesa dos Agentes Penitenciários uma vez que a jornalista ofendeu a categoria.

Respeito o jornalismo e a liberdade de expressão, mas acima de tudo que esta liberdade seja exercida com responsabilidade é verdade.

DEPUTADO ESTADUAL SARGENTO NERI

Deus Família Pátria


Vilma Batista Presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte

Dep. Federal Capitão Alberto Neto


Paulo Rogério- Pres. SINDPEN -DF




Presidente Zacarias do Ondhas  expressando seu repúdio pela nota da Jornalista Rachel Sheherazade.




Em vários grupos de Whatsapp, colegas Agentes do Sistema Prisional comentaram sobre o referente vídeo, porém teve um comentário que me chamou a atenção e que traz a realidade do que a senhora representava antes, para muitos de nós:

"Com muita tristeza assisto ao vídeo em que você generalizou de forma leviana os Agentes Penitenciários como criminosos. Sou seu colega jornalista, ex-locutor do Maracanã e com muito orgulho Inspetor  Penitenciário aqui no Rio de Janeiro. Apesar de ultimamente atentar para quão tendencioso se tornaram seus comentários e editoriais, pude perceber que muitos ainda te admiravam. A categoria aguarda uma retratação. Passar bem!"









Blog: Guerreiras no Sistema Prisional

Nenhum comentário:

Postar um comentário