No final da noite do dia 31 de julho, recebi um vídeo pelo whatsapp que me causou muita indignação. Não consegui dormir sem antes gravar um vídeo de repúdio para enviar a jornalista do SBT Rachel Sheherazade que em seu depoimento mostrou-se totalmente desinformada e equivocada com as suas afirmações.
Disse que os agentes penitenciários são os que levam drogas e armamentos para dentro dos presídios. Que nem se quer estes "infiltrados" entre nós quando são pegos, são punidos. Disse também que quando acontece uma rebelião, não se faz uma investigação. E o pior foi quando ela "soltou a pérola": "Cadeia são um antro de criminosos...(...)" (até aqui eu concordaria), mas ela continuou: "e de criminosos dos dois lados das celas, se é que você me entende?!"
Depoimento Infeliz da jornalista Rachel Sheherezade
Fabiola Castilho - ASP/SP
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ivQT4hV51AY
Fico indignada com pessoas que só assistem séries na TV, leem muitas coisas sobre o sistema prisional, porém não sabem nada sobre ele. Só vejo "estudiosos" do assunto serem chamados para falar do Sistema, falar do Agente Penitenciário. Porém, quem realmente é conhecedor do Sistema Prisional, o Agente Penitenciário, ele mesmo nunca é convidado para ser ouvido.
Não adianta você ter mestrado, doutorado, ser PhD em Segurança de Presídio se você nunca entrou em uma Unidade, se você não vivencia o dia a dia de um agente do sistema prisional.
Vejo muitos estudiosos tentando encontrar uma forma para resolver o "caos" dos presídios do nosso país. Porém, o óbvio não faz. Que é ouvir o agente penitenciário. Aquele que é conhecedor, que passa dias, meses e anos num presídio.
Têm coisas que são tão óbvias, e tão fáceis de resolver. Mas não! Precisa chamar o fulano que é de lá da Inglaterra, que é de lá dos EUA, o estudioso Beltrano de tal. Não precisa de nada disso. Temos mestres e PhD's em nossas unidades prisionais. Pessoas que já passaram por rebeliões, que sabe o que é necessário para que o Sistema possa sair deste caos.
Conversem com essas pessoas, dê oportunidade para eles falarem. Aprenda a ouvir, tente buscar o máximo de informação que puder, porém das pessoas certas. Das pessoas que estão exercendo sua profissão de Agente e não outra. Já ouviu falar na frase: "cada um no seu quadrado". Imagina você ter uma confeitaria e chamar um açougueiro para fazer os bolos e os pães. Ou contrate um eletricista para arrumar o cano d'água que estourou para ver se vai dar certo esse conserto. É tudo tão simples e tão óbvio.
OUÇAM OS AGENTES PENITENCIÁRIOS. COMECEM A NOS VALORIZAR. NÓS SABEMOS ONDE ESTÁ O PROBLEMA, MAS NINGUÉM NOS OUVE, NINGUÉM NOS ATENDE. DEPOIS NÃO VENHAM FALAR QUE A CULPA É NOSSA COMO MUITOS TÊM FEITO.
Deputado Federal Coronel Tadeu
Dorea ISAP/RJ
Leandro Leandro ASP/SP
Adalto Presidente da Associação dos Agentes Prisionais de Góias
Marcelo Augusto- ASP/SP
Deputado Estadual Sgt Neri
APOIO TOTAL AOS NOSSOS AGENTES PENITENCIÁRIOS!
Com respeito a jornalista Raquel Sheherazade que postou um vídeo falando sobre Agentes Penitenciários, há muitos pontos que não correspondem com a realidade destes profissionais que se empenham pelo melhor dentro de cadeias lotadas e recebendo baixos salários.
Não posso deixar de me manifestar em defesa dos Agentes Penitenciários uma vez que a jornalista ofendeu a categoria.
Respeito o jornalismo e a liberdade de expressão, mas acima de tudo que esta liberdade seja exercida com responsabilidade é verdade.
DEPUTADO ESTADUAL SARGENTO NERI
Deus Família Pátria
Vilma Batista Presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte
Dep. Federal Capitão Alberto Neto
Paulo Rogério- Pres. SINDPEN -DF
Presidente Zacarias do Ondhas expressando seu repúdio pela nota da Jornalista Rachel Sheherazade.
Em vários grupos de Whatsapp, colegas Agentes do Sistema
Prisional comentaram sobre o referente vídeo, porém teve um comentário que me
chamou a atenção e que traz a realidade do que a senhora representava antes, para
muitos de nós:
"Com muita tristeza assisto ao vídeo em que você generalizou de forma leviana os Agentes Penitenciários como criminosos. Sou seu colega jornalista, ex-locutor do Maracanã e com muito orgulho Inspetor Penitenciário aqui no Rio de Janeiro. Apesar de ultimamente atentar para quão tendencioso se tornaram seus comentários e editoriais, pude perceber que muitos ainda te admiravam. A categoria aguarda uma retratação. Passar bem!"
"Com muita tristeza assisto ao vídeo em que você generalizou de forma leviana os Agentes Penitenciários como criminosos. Sou seu colega jornalista, ex-locutor do Maracanã e com muito orgulho Inspetor Penitenciário aqui no Rio de Janeiro. Apesar de ultimamente atentar para quão tendencioso se tornaram seus comentários e editoriais, pude perceber que muitos ainda te admiravam. A categoria aguarda uma retratação. Passar bem!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário