O BLOG

sábado, 9 de abril de 2022

Policial Penal do RJ, Maria Rosa Lo Duca Nebel, entra para a história como a primeira mulher a estar a frente de uma Secretaria de Administração Penitenciária no país.


O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, publicou em Diário Oficial, na tarde da ultima sexta – feira (8) a nomeação de Maria Rosa Lo Duca Nebel, para o comando da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro, a informação consta no Diário Oficial Estado (DOE) de hoje.



Maria Rosa Lo Duca Nebel, policial penal de carreira, primeira classe e 28 anos na atividade policial, conhece o Sistema Penitenciário como poucos e é conhecida por sua personalidade forte, competência, e por sua simpatia e carisma entre os seus pares.

Cláudio Castro acerta em cheio ao indicar uma servidora dos quadros de carreira dos policiais penais, (reivindicação mais antiga da classe), ao mesmo tempo, prestigiou todas as mulheres do estado ao colocar uma mulher no comando de uma das secretarias mais importante do Governo. O nome da indicada foi bem aceito pela categoria, já que Lo Duca esbanja simpatia pelos corredores da Central do Brasil, além de ter vasto conhecimento em todos os setores da pasta, o que agrada tanto o setor operacional como o de tratamento penitenciário.

Maria Rosa, passará a comandar a secretaria na condição de primeira mulher a responder pela SEAP-RJ na atual configuração da pasta em 2022.  

Ela é a primeira mulher policial penal a assumir uma Secretaria de Administração Penitenciária do Brasil após a promulgação da Emenda Constitucional 104/2019 que instituiu a Polícia Penal no âmbito estadual, distrital e federal.

Nós mulheres, policiais penais e toda categoria nos sentimos honrados e representados pela Policial Penal, Maria Rosa. Desejamos sucesso nesta nova empreitada, que certamente ganha, não somente o Estado do Rio de Janeiro, mas todos nós que fazemos parte do Sistema Prisional Brasileiro.

Fonte: Portal TPNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário