Com o objetivo de manter a melhoria contínua na execução dos serviços, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiças (Seciju), por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, aperfeiçoou 43 Policiais Penais mulheres em tiro e manuseio de armas, em um dia aberto para treinamento na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP Palmas). O treinamento foi aplicado pelo Grupo de Intervenção Rápida (GIR), nesta sexta-feira, 18, e reuniu Policiais Penais que atuam nas 34 unidades do Estado.
De acordo com o superintendente dos Sistemas Penitenciário e Prisional (Sispen/TO), Orleanes Alves, este treinamento fará parte do cronograma de capacitação dos Policiais Penais. “Estamos finalizando o ano com este Treino Tático Aberto para as Policiais Penais, o que já era um anseio da Gestão. Este treino será aplicado ao menos uma vez a cada ano”, disse.
O coordenador do GIR, Cleiton Arantes, falou da qualidade da capacitação oferecida e da importância desta para o profissional da área da segurança pública. “Nós temos aqui uma elite em tiro e armamento para ofertar um treino de excelência para as Policiais Penais do Estado do Tocantins. Nossa intenção é que estes conhecimentos as protejam durante a lida dentro das unidades”, pontuou.
Treinamento
Segundo o instrutor de intervenção prisional, tiro, imobilização tática e técnicas de algemação, Leandro Monteiro, durante a capacitação em tiro foram tratadas normas de segurança, fundamentos de tiro, nomenclaturas de armas, conduta no estande, manutenção do armamento e prática de tiro.
“Esta capacitação é mais prática, o que irá possibilitar que elas tenham controle e segurança na utilização e manuseio de suas armas durante as atividades. Será um treino somente para o uso de pistolas, que é ideal para a atividade nas unidades”, completou Leandro Monteiro.
A Policial Penal, Aline Soares, falou que todas as participantes estavam ansiosas para participar do treino. “Nós esperávamos por este curso, que para o nosso trabalho é muito importante, pois quem está na ponta das atividades tem que ter conhecimento do uso de armamentos e esse momento também foi importante para tirar dúvidas”, finalizou.
(Edição: Shara Rezende/ Governo do Tocantins)
Fonte: Secretaria da Cidadania e Justiça - TO
Nenhum comentário:
Postar um comentário