O Sindicato dos Policiais Penais do Amapá - SINPP, organizará uma carreata com toda a categoria penitenciária, afim de demonstrar o seu completo REPÚDIO contra a decisão da Vara de Execuções Penais do Amapá - VEP/AP, que se manifestou a favor do retorno das Visitas de Familiares ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá.
A Vara de Execuções Penais do Amapá - VEP/AP não aceitou os argumentos expostos no Mandado de Segurança impetrado pelo Sindicato dos Policiais Penais que abordaram sobre os riscos que, tanto servidores, visitantes e internos estavam expostos com tal decisão.
Com a revogação da suspensão das visitas de familiares, os Policiais Penais desta Instituição Prisional não terão como assegurar o respeito as normas de distanciamento social e tão pouco o uso obrigatório das máscaras e álcool em gel dentro dos pavilhões.
Expôs ainda os dados levantados da quantidade de internos e servidores penitenciários contaminados e o grande número de afastamentos do serviço mediante suspeita de infecção.
Mesmo diante de todas essas alegações e o estudos dos dados e planilhas apresentados o pedido de manutenção da suspensão das visitas de familiares foi INDEFERIDO.
Vale ressaltar, que em cada pavilhão se tem em média 100 a 400 internos, dependendo de suas características de regime e periculosidade.
Normalmente, aos finais de semana (sábado e domingo) o IAPEN - AP recebe aproximadamente 800 visitantes por dia.
E o quantitativo de internos em regime restrito de liberdade, atualmente já passa dos 4.000 (quatro mil) custodiados.
O que mais causou revolta na Categoria Penitenciária, é que além de terem o retorno das visitas a Penitenciária, o Ministério Público do Amapá - MPAP não reconhece o Policial Penal integrante das Forças de Segurança Pública que encontram se na linha de frente ao combate da COVID - 19.
A vacinação dos Policiais teve início mas foi suspenso com apenas 42 servidores vacinados de um total de 950 atuando no Sistema Prisional do Amapá.
A carreata ocorrerá dia 23 de Abril (sexta - feira) as 07h30m da manhã.
Estamos Unindo nossas forças e prestando solidariedade a luta de vocês companheiros pela a valorização da nossa vida no ambiente de trabalho.
Fonte: Sindicato dos Policias Penais do Amapá - SINPP
Presidente - PP Mesquita Machado
Vice - Presidente - PP Alexsandro Soares
Diretoria Administrativa.